quarta-feira, 5 de outubro de 2011

[ FÉ ]

Por: Adriana Lyra

Hb 11:33 – Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca de leões.

Andar com fé, com a plena convicção que pelas coisas que não vemos, teremos uma vida realizada, mas não com nossos planos, mas sim com os planos de Deus para nossas vidas.
Um exemplo grandioso de como andar na fé é a história de Abraão. Através da fé, Abraão se tornou uma grande nação, uma nação escolhida, de pessoas que se separariam das práticas ímpias para fazerem a vontade de Deus (Gn 12:1-3). Ele deixou sua pátria, povo e familiares, onde vivia com segurança e estabilidade, para seguir para uma terra que não conhecia, nem sequer sabia qual terra seria essa. Mas ele largou tudo e cumpriu a vontade de Deus.
Outro exemplo claro de fé, é Jô. Ele era um homem reto na presença de Deus, rico de todas as maneiras, muito abençoado por Deus, porque Lhe agradava por sua fidelidade. Mas um dia Deus estava a olhar seu povo, e apareceu satanás, questionando a retidão de Jó, por ele ser tão abençoado. E Deus permitiu que lhe fosse tirado tudo, menos a vida (Jó 2:6). E Jó permaneceu fiel a Deus até o fim, mesmo quando sua esposa tentou levá-lo a pecar (Jó 2:9-10). Mesmo quando seus três amigos também tentaram a ele, passando a idéia que coisas boas acontecem somente com fiéis, e coisas do tipo que aconteceram com Jó, só acontecem com infiéis, ou seja, tentando culpar Jó por sua condição deplorável (Jó 2:11). Mas ele permaneceu fiel (Jó 42:1-6), e Deus lhe devolveu em dobro tudo daquilo que ele possuía.
Muitas vezes servir a Deus, ser fiel a Ele nos faz sofrer, mas não é bem assim, porque nosso sofrimento é fruto de nossos atos, e Deus está sempre ao nosso lado, tentando nos mostrar o melhor caminho, qual a melhor atitude, para que não venhamos a passar por certas dificuldades sem necessidade. Mas nem sempre nossos ouvidos estão afinados para ouvi-lo, e passamos a literalmente pagar por nossos erros.
A fé significa, crer naquilo que não podemos ver com nossos olhos carnais. Acreditar que temos um Pai Celeste, que como nosso pai carnal, se preocupa conosco, e quer nos dar uma vida repleta de felicidades e realizações. Mas não podemos ver, e para senti-lo, temos que buscá-lo, conhecê-lo e ter comunhão com Ele a cada dia que nasce, nos deixar levar e buscar entender o que Ele quer de nós. Andar no centro de Sua vontade, isso é outra condição, e você pode dizer: Mas como isso é difícil. É sim, mas não impossível, depende de cada um de nós.
A fé implica em confiar de coração em Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal (Rm 1:17). A fé inclui arrependimento e desviar-se do pecado com verdadeira tristeza (At 17:30). A fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus, através da dedicação e fidelidade a Jesus, expressando amor, gratidão e confiança nEle (Rm 1:5). A fé nos leva a crer que Jesus cumprirá toda a sua promessa, nunca nos abandonará e cuidará de nós todos os dias, até mesmo nos mínimos detalhes de nossas vidas. A fé nos fará crer nos dia em que o noivo (Jesus) virá buscar a sua noiva (igreja - que somos nós), e a levará para a vida eterna (Lc 21:36 – Mt 24:36 – Ap 3:10-11).
Um desafio eu deixo: viver com fé de que Deus estará cuidando de nós, mesmo quando aquilo que esperamos dEle, demore em chegar. Leia a história de Jó e Paulo, que também viveu pela fé.

0 comentários: