terça-feira, 9 de agosto de 2011

[ O SENHOR VAI À NOSSA FRENTE ]

Por: Adriana Lyra

Is 36:14-16, 18, 20
Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar.
Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no SENHOR, dizendo: Infalivelmente nos livrará o SENHOR, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria.
Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Aliai-vos comigo, e saí a mim, e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um da água da sua cisterna;
Não vos engane Ezequias, dizendo: O SENHOR nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria?
Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o SENHOR livrasse a Jerusalém das minhas mãos?

O rei da Assíria afronta Israel e o Senhor, incitando para que o povo não acreditass que o Senhor seria com eles no caso de uma guerra. Senaqueribe que já vencera muitas nações estava tão confiante que venceria Israel.
Quantas vezes somos afrontados dessa forma?
Muitos dizendo que não conseguiremos.
Que não tem jeito.
Não tem solução.
Que é o fim.
Que o Senhor não moverá Suas mãos para ajudar.
Que não somos dignos de Sua ajuda.
Muitas são as afrontas que enfrentamos no nosso dia a dia, tanto de pessoas como do inimigo da nossa alma.

Is 36:21
Eles, porém, se calaram, e não lhe responderam palavra alguma; porque havia mandado do rei, dizendo: Não lhe respondereis.

O rei Ezequias já havia dado ordens para que o povo não respondessem a essas afrontas, pois sabia que a última palavra é do Senhor.
Por isso se pôs a orar:

Is 37:15-20
E orou Ezequias ao SENHOR, dizendo:
O SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Inclina, ó SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo.
Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras.
E lançaram no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra, que só tu és o SENHOR.

Sabia em quem confiar, reconhecia o poder do Senhor, e que tudo que falasse aconteceria.
E a resposta veio:

Is 37:33-35
Portanto, assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, ou levantará trincheira contra ela.
Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o SENHOR.
Porque eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.


E o Seu agir também:

Is 37:36-38
Então saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos.
Assim Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou, e se foi, e voltou, e habitou em Nínive.
E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.

O Senhor não brinca de ser Deus, Ele simplesmente é cuidadoso e zeloso com Seu povo. Ele realmente vai a frente lutando pelos Seus.
Muitas são as afrontas que enfrentamos, mas podemos seguir sempre na certeza de em quem pode confiar, em quem podemos depositar nossa confiança.
No Senhor que criou os céus e terra.

Ele não é um deus qualquer, imóvel e petrificado. Mas sim aquele que pode tudo, que pode mudar todas as circunstâncias.
Assim como foi a frente de Israel contra a Assíria e tantas outras nações, vai a nossa frente preparando nossa vitória.

Somente creia, ore e espere para ver.

0 comentários: