sexta-feira, 12 de abril de 2013

[ SONHOS ]


E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. 

Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. 
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. 
Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. 
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: 
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. 
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. 
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. 
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? 
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
Gênesis 37:1-11

A palavra foi sobre sonhos.
Que devemos ter sonhos. Sonhar para alcançar a realização deles.
José teve sonhos altos, que sua família se prostraria diante dele.
Seus irmãos ficaram com inveja, seu pai, apesar de reprová-lo, com sabedoria guardou no coração.
Foram alguns anos para esse sonho se realizar, mas aconteceu.

5 fases para os sonhos:

1 - Sonhar. O que desejamos, devemos sonhar. Buscando os sonhos de Deus para nós.

2 - Quando todos os que sabem do teu sonho dizem que não vai ser realizado. Quando todos ficam contra, dizendo que seus sonhos não são de Deus e portanto não se realizarão. 

3 - Quando nossos sonhos são somente nosso e de Deus. Porque as pessoas não acreditam então agora é somente nós e Deus. Assim como José quando passou por todas as lutas no Egito, sendo acusado de tentativa de estupro, foi preso, ficou muito tempo encarcerado. Quem olhava, quem conhecia o sonho dele, diria que se realizaria? Claro que não, porque pessoas olham para as circunstâncias, enquanto o Senhor está no tempo dEle, preparando tudo. Nesse tempo, José sonhava sim, mas somente entre ele e o Senhor. não tinha com quem compartilhar seu sonho além do Senhor.

4 - Quando os sinais da realização do sonho começam a aparecer. Como com José, quando  Faraó teve sonhos e José foi chamado para revelar o significado. Quando disse que o sonho significava 7 anos de fartura e 7 anos de secura, que Faraó deveria guardar mantimentos para os 7 anos de secura, José foi estabelecido como governador sobre o Egito, acima dele havia somente o próprio Faraó.

5 - A realização do sonho, no tempo certo, no tempo que tem que ser. Quando chegou o tempo de secura na terra, somente o Egito tinha mantimentos, e todos iram até o Egito comprar, e não foi diferente com a família de José, onde ele foi reverenciado pelos irmãos. SE estudarmos toda a história de José, veremos que aos olhos humanos, não havia a mínima chance do sonho dele ser realizado. Mas o sonho nasceu antes no coração do Senhor, e esses sonhos nunca falham.

Para nós pode parecer muito tempo, tempo suficiente para nos fazer desistir de sonhar.
Mas essa palavra nos diz "não desista, porque o Senhor não desiste, Ele irá realizar o sonho que Ele sonhou conosco"

Que possamos ficar firmes no Senhor.

0 comentários: