quarta-feira, 24 de abril de 2013

[ A ALEGRIA DO SENHOR ]


Por: Adriana Lyra 

Neemias 8
1 E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. 
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. 
3 E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. 
6 E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra.

Após Jerusalém ser restaurada, o povo passou a conhecer ao Senhor. Muitos deles nasceram na época do cativeiro da Babilônia e nem sequer falavam o hebraico. Mas a Palavra também ia sendo traduzida para o aramaico para que todos tivessem acesso. O povo começou a ser reeducado espiritualmente.

8 E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.

Tudo que era lido, era explicado de forma que o povo pudesse conhecer verdadeiramente ao Senhor, e aplicar sua Palavra em suas vidas.

9 E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.

E o povo ia sendo tocado por tudo que aprendia, pois o Senhor habitava no meio deles. A Palavra ia sendo inserida em seus corações.
Conforme era lida, o povo reconhecia os seus erros, o quanto andou longe e quanto entristeceu ao Senhor.

Quanto mais conhecemos ao Senhor e aplicamos sua Palavra em nossas vidas, estamos cada dia mais próximos do dEle.

10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

O povo esta em festa, porque agora estavam debaixo da proteção do Senhor e de Suas bençãos tão prometidas.
Eles iam sendo avivados conforme conheciam mais do Senhor.

Passamos por tantas lutas e provações, que muitas vezes nos levam a ficar tristes, abatidos, até mesmo nos afastando do Senhor e da sua Palavra, mas, quanto mais nos aproximamos dEle, mais força Ele nos dá, para seguirmos em frente. E quanto mais o conhecermos, mais certeza teremos de Seus cuidados e que todos os Seus sonhos para nossa vida serão realizados.

FIQUE FIRME, LEIA A BÍBLIA

0 comentários: