Por: Adriana Lyra
Nm 13:32 – “E infamaram a terra, que tinham espiado, perante os filhos de Israel, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que consome os seus moradores, e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura.”
Em Números, capítulos 13, 14 e 15, conta parte da história sobre a fuga de Israel do Egito, para a terra prometida, Canaã. Deus mandou Moisés separar doze espias, cada um de uma das doze tribos, e que fossem dos maiorais entre todos. E foram os doze espiar a terra, para conhecê-la. E voltando os doze, ao descrevê-la à Moisés, dois deles (Calebe e Josué) apesar de toda a dificuldade que o povo enfrentaria, continuaram firmes a promessa de Deus, e os outros dez desanimaram e não creram que Deus é maior que qualquer inimigo.
Os dez como sendo maioria, contaminaram ao povo, que se revoltou contra Moisés e contra Deus. Mesmo tendo visto o que Deus fizera até então, tirando-os da escravidão do Egito, as pragas no Egito, abrindo o Mar Vermelho, a coluna de fogo durante a noite, a coluna de nuvem durante o dia, e toda provisão de Deus para sua alimentação, não creram na Sua promessa da terra prometida, de que poderiam entrar nessa terra mesmo se levantando um povo forte contra eles.
Seus olhos se encheram de trevas, e como consequência todo seu corpo, e já não enxergaram a fidelidade e o poder do Deus que os livrou da escravidão.
Ao contrário dos dez, Josué e Calebe, permaneceram fiéis a Deus, confiantes que poderiam vencer ao inimigo, eram maiores e mais poderosos, mas Israel contava com o poder sobrenatural de Deus.
Nos dias de hoje não é diferente, muitos que servem a Deus assistem a tudo que Ele tem feito, mas ainda assim não acreditam que Ele pode tudo. As pessoas colocam limites no poder de Deus, e depois se perguntam porque sofrem tanto, ou porque não são abençoados. Tais pessoas possuem trevas nos olhos e não conseguem enxergar a luz das promessas e do poder de Deus.
Se estão nessas condições devem se arrepender, e orar, pedir a Deus por misericórdia e que Deus as abençoe com a Sua luz, para que possam voltar a enxergar, não só com os olhos carnais, mas também com os olhos espirituais, que Deus é maior do que qualquer problema ou provação que viermos a passar. Se Ele prometeu podemos ter certeza que irá cumprir, nem que tenha que mover céus e terra para isso.
Nosso coração deve desejar e lutar para termos os olhos de Josué e Calebe, olhos cheios da luz de Deus, olhos que enxergam Deus como o todo poderoso, aquele que pode todas as coisas, e não venhamos a enxergar apenas aquilo que somos. Os dez perderam a credulidade, estavam enxergando aquilo que eles eram como homens carnais, eram fracos, e por conta disso não viram a solução pra vencer o inimigo. Mas Josué e Calebe enxergavam que eles eram filhos do Deus Altíssimo, do Deus da promessa.
Devemos vigiar para que nossos olhos não nos engane e assim não percamos a nossa promessa e sejamos contaminados pelos incrédulos.