quinta-feira, 7 de agosto de 2014

[ NOSSOS PENSAMENTOS ]

Por: Adriana Lyra

Pv 12:5 "Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos dos perversos, engano."

Nossa mente é uma mina de pensamentos. Pensamos o dia inteiro e a noite quando dormimos, pensamos através dos sonhos. É impossível o ser humano parar de pensar, só o fato de querer parar, de disciplinar a mente para esse fim, já é um pensamento.

Quando a Bíblia se refere ao coração, está falando de nossas emoções. Os nossos pensamentos afetam diretamente nossas emoções quando são bons nos animando, nos ajuda a sonhar coisas boas, mas quando nossos pensamentos se tornam ruíns, nos desanimam e até podem tirar nossa vontade de viver e matar nossos sonhos. As pessoas cujo coração foi transformado pelo Espírito Santo, podem usufruir de sua ajuda para controlar seus pensamentos, passando a administrá-lo e direcioná-lo para coisas boas. É da vontade de Deus que nossos pensamentos sejam bons, nos tornando pessoas mais parecidas com Cristo.

Quando estamos longe do Senhor e da sua vontade, nossos pensamentos se tornam maus e tentam nos destruir. Devemos orar e pedir a Deus que nos afaste do nosso inimigo, porque a nossa mente é o campo que ele mais atua em nossa vida. Colocando pensamentos pessimistas, destrutivos, influenciando a pensarmos que não somos nada, que Deus não nos quer mais, que Deus nos abandonou, que não nos perdoou, pensamentos contra nosso próximo, nos fazendo enxergar os defeitos de outras pessoas, contaminando assim nossa mente contra essa pessoa. Quando nossa mente está envolvida com tramas, não conseguimos enxergar a realidade das circunstância, ficamos alienados, sofremos e muitas vezes fazemos outros sofrerem por causa do pensamento mal que acabou saindo por nossa boca. Devemos meditar sobre coisas boas e verdadeiras, puras e justas.

O Senhor está atento às nossas atitudes, palavras e pensamentos. Antes de pensarmos Ele já sabe, é onisciente. Nossos pensamentos maus podem nos afastar de Deus e entristecer o Espírito Santo. O Senhor, nosso Deus, tem bons pensamentos sobre nós, esse é nosso exemplo, essa deve ser uma de nossas metas, possuir pensamentos iguais aos do Senhor, ter uma mente igual a Sua.

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." Jr 29:11

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor." Is 55:8

Convido ao leitor dessa mensagem, que inunde sua mente com bons pensamentos. Examine seus pensamentos e veja se Cristo pensaria assim também.

"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra" Cl 3:2

Nossos pensamentos podem estar envolvidos com as circunstâncias de nossa vida, nos tornando pessimistas e nos fazendo sofrer, e até a esquecer que nosso Deus é maior que tudo e que todos.

"Mas o que sai da boca vem do coração. e é isso que contamina o homem." Mt 15:18

Como escrevi anteriormente, nossos pensamentos influenciam nossas emoções.

- Pensamentos bons nos fazem felizes, ativos e sonhadores.

- Pensamentos maus nos desanimam, entristecem e tiram a vontade de viver.

Podemos aprender a controlar nossos pensamentos, a discipliná-los. E se alguém ainda acredita que não consegue essa proeza, terá como ajudador o Espírito Santo, o próprio Espírito de Deus, nosso ajudador e consolador. Mas precisa querer e buscar.

0 comentários: